Dona Lenira: Funcionária mais antiga da Prefeitura

Dona Lenira dos Santos Paixão é a funcionária mais antiga, na ativa, entre os funcionários da prefeitura de Xanxerê.  Ela conta que foi contratada no dia primeiro de abril de 1977, pelo então prefeito Rovilho Bortoluzzi. Na época limpava as ruas, trabalhava como margarida todos os dias com a intenção de deixar a cidade mais limpa.

” O dia começava as seis horas da manhã. Éramos em seis pessoas. Limpávamos primeiro a pracinha e parávamos só na rua Coronel Passos Maia. Podia fazer chuva ou sol, não tinha tempo ruim pro pessoal da limpeza”, relembrou dona Lenira.

Foram três anos limpando as  ruas e calçadas do município até ser transferida para o prédio da administração, onde permaneceu por mais dezessete anos fazendo cafezinhos e limpando as diversas salas do local.

” Só me lembro das coisas boas e sinto saudades deste tempo. A prefeitura sempre esteve muito movimentada e sempre fui muito bem tratada por todos os funcionários”, acrescentou.

Há doze anos dona Lenira cuida do setor da lavanderia do Ceimi Criança Feliz, no Caic.  “Eu gosto de trabalhar aqui por causa das crianças e das colegas que eu fiz. Estou muito feliz acho que quando me aposentar sentirei muita falta do meu trabalho. Na verdade gostaria de continuar na função”.

Durante os 32 anos de trabalho dona Lenira passou por cinco mandatos de prefeitos, e disse ter visto muita mudança na cidade, mas o que mais chamou a atenção, segundo a funcionária é o numero de mulheres que atualmente ocupam cargos de destaque.

Números que são comprovados pela atual administração. De acordo com o prefeito Bruno Bortoluzzi no quadro de funcionários metade são mulheres, inclusive dos quatro secretários duas são mulheres.

” Vamos trabalhar no sentido da valorização da mulher, não só no dia em que se faz homenagem a elas , mas sempre. Mulheres como a dona Lenira, por exemplo, merecem nosso respeito, carinho e admiração”, finalizou o prefeito.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa