Departamento de Cultura recebe alunos do Colégio La Salle

Com o objetivo de dar continuidade às aulas teóricas que estão tendo em sala de aula, os alunos do 7° ano do Colégio La Salle estiveram visitando o Paço Municipal para agregar conhecimento e curiosidades referente aos Patrimônios Tombados Materiais e Imateriais do município.

Durante a visita, a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, explanou aos alunos sobre a construção do Paço Municipal na década de 1950, como foi o processo desde o início, sua construção e funcionalidades. “É muito importante repassar aos alunos e visitantes informações sobre memórias e vivências de pessoas que perpassaram e construíram a história de Xanxerê, o quanto é importante conhecer e agregar na prática, os locais históricos e sua história”.

A professora Morgane Gasparetto disse que o objetivo da visita é tornar o espaço da cidade um ambiente de conhecimento e interação. “Aliamos conteúdo e vivência com o 7° ano, quando visitamos o Paço Municipal Patrimônio Histórico e relacionamos com o conteúdo trabalhado em sala de aula que é Patrimônio Material e Imaterial. Entender o processo de tombamento de um prédio, monumento, bens naturais e demais, dialogar com as manifestações artísticas que se tornam patrimônios imateriais”.

O Paço Municipal foi inaugurado em 07/09/1955 pelo então prefeito Adílio Fortes, tombado como Patrimônio Histórico através de Lei Municipal nº 1.343 em 1984 pelo então prefeito Doilio Domingos Mosqueta, mantendo sua estrutura física preservada até hoje.

Após passar pela reforma de revitalização, o Departamento de Cultura está atendendo no espaço onde desenvolve suas atividades culturais, oficinas de teatro, desenho, música, exposições, instalações e espaço de memórias.