EM XANXERÊ ALUNOS APRENDEM COM O CARNAVAL

 A festa mais popular no paíscarnaval_escolas é sem dúvida nenhuma é o Carnaval, que já está agregado a cultura e identidade do povo brasileiro. Como forma de valorizar esta cultura a secretaria municipal de educação de Xanxerê está realizando nos Ceimis (Centro de Educação Infantil Municipal Integral) e escolas municipais o carnaval dos estudantes. São dedicadas cerca de meia à uma hora do dia para esta atividade, que tem a participação de quase todas as crianças, cerca de mil e quinhentos alunos de zero a seis anos. 

De acordo com a equipe pedagógica o objetivo desta ação é promover a socialização e divertimento dos estudantes buscando valorizar o carnaval como representação cultural, resgatando antigas cantigas e brincadeiras para contribuir assim com o desenvolvimento da educação.

Durante as atividades os alunos recebem adereços como máscaras e perucas. Eles também se fantasiam, pintam os rostos e ganham serpentinas e chocalhos de mãos.

Todas as professoras participam desta ação acompanhando os alunos e ensinando com brincadeiras. Ainda de acordo com a equipe pedagógica são realizadas diversas atividades como dança da fita e trenzinho com obstáculos, tudo para entreter meninos e meninas na intenção de aprender com o carnaval. 

 

Texto – Ana Elise  Zogheib