Equipes da Prefeitura de Xanxerê trabalham desde a madrugada para auxiliar vítimas das fortes chuvas
Equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria Agricultura e Secretaria de Obras, Transportes e Serviços estão desde a meia-noite desta quinta-feira (19) trabalhando para auxiliar as famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Xanxerê.
As bacias de contenção, mesmo com apenas 30% das obras executadas, vêm conseguindo segurar a vazão da água. Foram registrados mais de 100 milímetros de chuva em menos de 12 horas, o que acabou fazendo com que a bacia de contenção da Linha Passo Trancado extravasasse.
O interior também vem sofrendo com os impactos da chuva. Na Linha Brinckmann houve obstrução das estradas e problemas de tubulação. Na Linha Medianeira parte das estradas terão que ser refeitas. As Linhas Santa Luzia, Bom Jardim e Pesqueiro do Cima apresentam problemas de tubulação, assim como quase todas as comunidades do interior. As Linhas Serrinha, Monjolinho, Perau das Flores, Zaffari apresentam desmoronamento dos barrancos. Na região da Linha Cambuinzal, foram cerca de 105 milímetros de chuva nas últimas 12 horas.
Durante a manhã, as equipes da Secretaria de Agricultura recolheram vários caminhões com lixo acumulado dentro do leito do Rio Xanxerê, bem como um caminhão com pallets, que foram descartados de forma irregular no leito do rio, obstruindo a passagem da água na região central da cidade.
As cinco bacias de contenção, quando estiverem funcionando, terão capacidade de retenção de no mínimo 200 mil metros cúbicos. A da Linha Passo Trancado, que já está em fase final de construção, tem capacidade aproximada de 120 milhões de litros d’água ou 120 mil metros cúbicos. Na madrugada e manhã desta quinta-feira, ela reteve toda a água da chuva, o que evitou que o alagamento no centro de Xanxerê fosse muito maior. Além disso, a bacia de contenção que está em construção junto ao Ecoparque Municipal também deu conta de segurar a vazão da água desta madrugada.
Equipes da garagem estiveram fazendo a limpeza das ruas do município na manhã desta quinta-feira. Equipes da Secretaria de Assistência Social estiveram no bairro Vila União na tarde desta quinta-feira para verificar a situação das famílias atingidas pelas chuvas.
A Defesa Civil e a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços estiveram no bairro Santa Cruz avaliando a situação das encostas. O local será monitorado durante a noite, pela equipe da Defesa Civil.
Quem necessitar de lona pode procurar a Defesa Civil, situada no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, ou o Corpo de Bombeiros. As famílias atingidas pelas chuvas estão na casa de familiares. Quem precisar, pode buscar ajuda junto à Secretaria de Assistência Social do município.