Diretoras da Rede Municipal de Ensino recebem orientações sobre casos de gripe nas instituições

Diretoras das escolas e cemeis da Rede municipal de Ensino de Xanxerê estiveram reunidas nesta terça-feira (04) com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para receber informações e orientações referente aos casos de sintomas gripais nas Unidades Escolares do município.

A temática abordada pela médica e diretora técnica da SMS, Ana Luiza Carvalho, foi o cenário da gripe nas escolas. A gripe, que é uma doença febril aguda, causada pelo vírus Influenza é um problema de saúde pública, tem seu período de maior incidência no outono e inverno, principalmente na região Sul e Sudeste do Brasil. “Nas últimas duas semanas já percebemos um aumento de casos de pessoas com sintomas gripais procurando as Unidades Básicas de Saúde”, afirma a médica.

Como os locais de aglomerações propiciam a transmissão do vírus influenza, o que caracteriza as Unidades Escolares, isso acaba refletindo na proximidade entre os educandos e também profissionais. “Por isso, é de suma importância estarmos alinhados nas medidas de prevenção e orientações gerais sobre o tema”, acrescenta a médica Ana Luíza.

As diretoras tiveram a oportunidade de sanar as dúvidas sobre os cuidados com os ambientes escolares para prevenção da transmissão da gripe nas escolas, bem como receberam orientações a serem compartilhadas com as famílias dos alunos.

As diretoras e professores têm contato diário com os educandos e familiares e podem auxiliar na condução adequada e encaminhamentos oportunos dos casos de alterações de saúde identificadas no ambiente escolar.

O encontro foi planejado pelas secretárias de Educação, Vera Lúcia Corrêa, e de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, por entenderem a importância do trabalho em rede no cuidado com as crianças e adolescentes do município de Xanxerê.

Conforme destaca a secretária Vera Lúcia Corrêa, a Rede Municipal de Ensino tem aproximadamente 4.400 alunos matriculados nas Unidades Escolares, o que torna inevitável uma parceria entre as redes de atendimento “para que possamos garantir o desenvolvimento integral de nossos educandos no que diz respeito aos aspectos físicos, intelectuais, emocionais e sociais.”

A parceria entre a Educação e a Saúde tem se fortalecido também em outros espaços, como por exemplo através do Programa Saúde na Escola (PSE), no qual as equipes das unidades básicas de saúde comparecem às escolas, ao longo de todo ano escolar, com atividades de acompanhamento, promoção, prevenção de possíveis doenças.