Cerca de 500 crianças são atendidas no contraturno escolar através do PIDE em Xanxerê

Em desenvolvimento no município de Xanxerê desde junho de 2022, o Programa de Incentivo ao Desporto Escolar (PIDE) está atendendo cerca de 500 crianças no contraturno escolar em diversas modalidades, de forma gratuita.

O PIDE é uma parceria do Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura de Xanxerê e Unoesc Xanxerê, a qual disponibiliza estagiários do curso de Educação Física para a execução do projeto.

O objetivo, de acordo com o secretário de Esportes, Cultura e Lazer e coordenador das unidades executoras do PIDE, Luiz Vicente Paglia Junior, é incentivar e retomar a prática esportiva nas escolas para crianças na faixa etária de 10 a 16 anos que estejam regularmente matriculadas na rede de ensino público estadual e municipal.

As atividades são desenvolvidas quase que na totalidade nos espaços esportivos das escolas, facilitando o acesso dos alunos e deixando-os mais próximos de suas casas. Para participar do PIDE, o aluno interessado deve conversar com o professor responsável nas escolas participantes e preencher a ficha de inscrição. “Importante ressaltar que a procura foi tanta que quase todos os locais estão com as vagas preenchidas. Estas são políticas públicas para o incentivo da prática esportiva ofertadas pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer em Xanxerê”, salienta o secretário.

ESCOLAS PARTICIPANTES

EMEB Janete Cassol – Basquete e Futsal