Alunos da EMEB Aparecida participam de oficinas no IFSC Campus Xanxerê

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida estiveram participando de oficinas no Laboratório Maker do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Xanxerê.

Uma das oficinas realizadas foi sobre impressora 3D, buscando relacionar os conteúdos ensinados no ambiente escolar com a realidade vivida pelos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências, autoconsciência, autonomia e criticidade.

A outra oficina envolveu a criação de um semáforo utilizando o Arduino, uma plataforma eletrônica de prototipagem. Os avanços dos meios tecnológicos e as dificuldades encontradas pelos educadores em atrelar a tecnologia com o ensino formal fazem surgir diversos métodos de ensino que buscam envolver a tecnologia com a educação, mas o maior desafio está em qual método usar, quais as circunstâncias e quais tecnologias.

A   automação, a eletrônica ou a robótica educacional proporcionam uma vasta diversidade e multidisciplinaridade, pois, além de empregar múltiplas áreas de ensino, também propõem ao aluno a ludicidade mediante a prática empregada de assuntos considerados complexos.

A diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Deonilde Balduíno, destaca que as oficinas têm o intuito de preparar os alunos para o Novo Ensino Médio e para o mercado de trabalho, visto que são tecnologias que estão vindo com força nos dias atuais e necessitam de pessoas qualificadas para lidar com tais instrumentos. “Estas vivências oportunizadas aos alunos, se revestem de extrema importância, motivando e incentivando os mesmos a prospectarem possibilidades de formação condizentes com o mercado de trabalho futuro”.