Administração Municipal de Xanxerê faz visita às obras em andamento com imprensa

Com o objetivo de dar ainda mais transparência e mostrar o andamento das obras que estão sendo executadas, a Administração Municipal de Xanxerê fez uma visita com a imprensa à p arte das obras na tarde desta quarta-feira (06).

A primeira parada da comitiva foi no terreno onde está sendo construída a Unidade Básica de Saúde Lauro Zawaski, no bairro dos Esportes. A unidade terá uma área de 513,22 m² com investimento de R$ 1.452.508,73, dos quais R$ 1,265 milhão são recursos do Ministério da Saúde, através de emenda do Senador Esperidião Amin, e R$ 187 mil de contrapartida do município.

Na sequência o prefeito Oscar Martarello e o você Adenilso Biasus, acompanhados dos secretários e imprensa estiveram no local onde serão as bacias de contenção. O somatório dos volumes de água da chuva a serem retidos nas 05 bacias previstas deve ser de no mínimo 200.000 metros cúbicos para resolver definitivamente os problemas históricos dos alagamentos no município.

Serão construídas cinco bacias de contenção: uma no Rio Xanxerê (Perimetral Leste); uma no Bairro Leandro; uma no Bairro Castelo Branco; uma no Bairro Nossa Senhora de Lourdes; e uma no Bairro Colatto.

O investimento será de R$ 6.299.667,72, sendo R$ 5 milhões do Governo do Estado e R$ 1.299.667,72 de contrapartida do Município.

CRECHE DO TRABALHADOR

A equipe esteve também conhecendo o local onde será construída a maior creche do município de Xanxerê: a Creche do Trabalhador. O processo licitatório já está em andamento, com previsão de execução da obra de 8 meses e estimativa de custo de cerca de R$ 6 milhões.

CENTRO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em seguida a comitiva esteve vistoriando as obras do Centro de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. A obra, localizada na rua Hermindo Tófolo, fundos com a rua Marechal Deodoro, no bairro dos Esportes, terá 602,84 m2.

O valor investido será de R$ 974.109,14, dos quais R$ 377.113,26 são recursos oriundos do Fundo Municipal de Bens Lesados, e o restante, R$ 596.995,88 com recursos próprios da Prefeitura de Xanxerê.

Houve um investimento inicial de R$ 240 mil com a colocação de pré-moldados no local, através de uma doação das famílias Tecchio e Bortoluzzi, bem como o projeto, que foi doado pela Unoesc Xanxerê, e a terraplanagem, realizada pelo empresário Ademir Barcella.

QUADRA VÔLEI DE AREIA

Na sequência a comitiva esteve no bairro Matinho conferindo a quadra coberta de vôlei de areia, que deve ser inaugurada ainda no mês de julho. A obra teve um investimento total R$ 365.437,16, sendo R$ 238.750 através de emenda da deputada federal Carmen Zanotto e contrapartida da Prefeitura de Xanxerê de R$ 128.687,16.

ESTRADAS

Para finalizar as visitas, a equipe esteve acompanhando uma das frentes de trabalho da Secretaria de Agricultura na estrada que liga o bairro Aparecida à Linha Serrinha, onde está sendo feito o alargamento da estrada.

O prefeito destaca que esta primeira visita foi às obras de construção civil para que a imprensa pudesse checar no local das obras o que está sendo feito pela administração e levar a informação até a comunidade xanxerense, mostrando à comunidade a quantidade de obras sendo executadas. “Importante destacar que todas as obras anunciadas no Programa 10 anos em 02 estão sendo executadas ou estão em licitação ou fase de projetos”.