Prefeito de Xanxerê participa de audiência pública sobre a seca no Oeste

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (05) em Xanxerê Audiência Pública para tratar sobre a seca que atingiu o estado de Santa Catarina, de forma mais séria a região Oeste. O objetivo é discutir a implantação de sistemas de captação e armazenamento de águas da chuva nas propriedades rurais atingidas pela estiagem.

A Audiência foi proposta da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em parceria com a Comissão de Agricultura e a Defesa Civil.

O Governo do Estado deve disponibilizar R$ 60 milhões, provenientes do programa Caminhos do Desenvolvimento, para amenizar os efeitos da estiagem no estado.

O deputado estadual Mauro de Nadal, que presidiu a audiência nesta tarde em Xanxerê, destacou que os recursos serão utilizados para a construção de cisternas, captação de água de rios, tratamento de água e redistribuição. Além disso, o deputado disse que os recursos podem ser utilizados para a proteção de fontes, recalque de água para um ponto elevado, bem como na distribuição às famílias.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi enfatizou que esta não é a solução final para o problema da estiagem no estado, mas que vem para amenizar os problemas que o homem do campo, de maneira especial, sofreu nos últimos meses com a estiagem.

Após a Audiência Pública, deverá ser avaliada qual a melhor forma de aplicar o dinheiro em Santa Catarina.

 

Assessoria de Imprensa