Secretaria de Saúde de Xanxerê recebe dez aparelhos para realização de hematócrito rápido
Com o objetivo de auxiliar na classificação da gravidade do paciente suspeito de dengue, indicando se o tratamento pode ser realizado em casa ou se é necessária a internação, a Secretaria de Saúde de Xanxerê recebeu na manhã desta sexta-feira (21) dez aparelhos para a realização de hematócrito rápido cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
Os dez aparelhos serão distribuídos nas unidades básicas de saúde, conforme situação epidemiológica e distribuição de casos pelas áreas geográficas do município. A iniciativa visa reduzir a sobrecarga nos hospitais durante os surtos da doença, otimizando o fluxo de atendimentos e aprimorando a triagem de pacientes.
Por meio do exame de hematócrito, será possível identificar com agilidade quais pacientes apresentam maior risco de complicações graves através do monitoramento da porcentagem de hemácias no sangue, também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos, indicador essencial para avaliar a gravidade da doença. Pacientes com aumento progressivo desse nível estão mais propensos a evoluir para quadros graves, exigindo atenção médica imediata e especializada.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões de alinhamento e treinamento dos profissionais que irão manusear o aparelho, bem como a interpretação dos resultados.