Prefeitura de Xanxerê oferece profissionalização em parceria com o SENAR

A Prefeitura Municipal de Xanxerê, através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou nos dias 19 a 21 de maio o curso de patch colagem, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. O curso foi oferecido há 20 mulheres dos Clubes de Mães de Xanxerê e no dia 21 foi realizado um encerramento com almoço para as mães na sede da Associação Fraterna Laços de Afeto.

Dirce Vicari, professora que realizou o processo de treinamento, enfatizou a importância da parceria com a prefeitura para reunir um grupo de mulheres que pudessem ser capacitadas. “Sem a união entre a Prefeitura e o Senar seria muito difícil reunir um bom número de mulheres para fazer o curso. Assim conseguimos atingir o objetivo de ensinar uma atividade que traga melhorias na economia familiar das participantes”, relata Dirce.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, a atividade alcança vários objetivos, além de ensinar as alunas a produzir peças artesanais de altíssima qualidade. “Essa atividade age no emocional das alunas, que passam a ter uma ocupação, um compromisso, que ainda proporciona uma receita extra, complementando a renda familiar. As mulheres se sentem úteis, ajudam em casa, ocupam o tempo e se sentem valorizadas. É um benefício muito grande, pois também reduz problemas de saúde”, afirma Neusa.

Durante o mês de maio também aconteceram cursos de confeitaria e de conservas salgadas e temperos, além de informática para a terceira idade.