Nota técnica determina uso de máscaras em carro apenas com mais de uma pessoa

Em virtude dos muitos questionamentos feitos em relação ao uso de máscara dentro do carro, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê emitiu uma nota técnica na qual recomenda o uso de máscaras dentro dos veículos quando houver mais que uma pessoa no carro. O condutor que estiver sozinho fica isento de utilizar a máscara.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21) durante coletiva de imprensa. O uso de máscaras tonou-se obrigatório em Xanxerê desde a última semana através do decreto nº 116/2020 e o descumprimento acarretará em multa no valor de R$ 100,42.

As máscaras de proteção facial deverão ser usadas nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, inclusive vias públicas, e no interior de órgãos públicos e nos estabelecimentos privados, comerciais, industriais, prestadores de serviço ou outras atividades. A norma ainda obriga do uso pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares, por contribuintes, clientes, consumidores, fornecedores, empregados e colaboradores.

A nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde recomenda ainda que ao utilizar os automóveis é importante manter as janelas do veículo abertas, permitindo uma melhor circulação e renovação do ar. Além disso, a limpeza dos filtros de ar condicionado dos veículos deve ser intensificada e no caso da necessidade de utilização do ar condicionado do veículo, recomenda-se sua utilização no modo de ventilação aberta.

É importante que o motorista tenha álcool 70% no interior do veículo e que o limpe sempre com água e sabão ou desinfetado com álcool a 70%, principalmente volante, marcha, freio de mão, retrovisores, cintos de segurança e painel, bem como, as maçanetas da parte externa do mesmo a cada curso/trajeto.