Xanxerê realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura

Com o objetivo de discutir e planejar as políticas culturais do município, foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Xanxerê. A Conferência Municipal de Cultura é demandada pela Portaria MINC Nº 45, de 14 de julho de 2023, que convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura, bem como as Conferências Estaduais e Municipais de Cultura.

Foram debatidos seis eixos norteadores da Conferência Nacional de Cultura: Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Antes da abertura da conferência foram realizadas apresentações culturais com o Coral Municipal de Xanxerê, Cia Municipal de Dança, Gugu Galvagni e também Abner Teodoro, durante a discussão dos eixos temáticos.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Fatima Trevisan Feiten, o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, o vereador de Xanxerê Vilmar Zarembski, bem como conselheiros municipais, setoriais de cultura, comunidade xanxerense e imprensa.

Após a abertura oficial, aconteceu uma palestra com Roselaine Vinhas, que apresentou a temática e eixos da conferência e também fez a mediação dos trabalhos.