Terapia Ocupacional: Secretaria de Saúde conta com profissional 30 horas semanais

Com o objetivo de trabalhar na prevenção e tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma Terapeuta Ocupacional trabalhando 30 horas semanais para tratar distúrbios genéticos, traumáticos ou de causas não determinadas em crianças e adultos.

A terapeuta ocupacional Amanda da Silveira Ribeiro atende no Centro Integrado de Saúde de terça a sexta-feira pela manhã e tarde, na grande maioria a demanda são crianças, em média 12 atendimentos por dia. Os atendimentos são baseados nas atividades de vida diária (AVDs) como autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal e atividades instrumentais diárias, como gerenciar finanças, compras, dirigir.

Segundo Amanda, o simples ato de preparar a refeição e se alimentar para algumas pessoas é impossibilitado. Dessa forma, a terapia ocupacional auxilia essas pessoas no preparo das refeições, no planejamento e execução das mesmas, resgatando e promovendo maior autonomia e independência. “Muitas crianças, devido às suas limitações, não conseguem se planejar e ao mesmo tempo usar os talheres, tarefa simples para algumas pessoas. Buscamos, da melhor forma possível, adaptar e estimular a prática das atividades de vida diária com elas”.