Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde trabalha prevenção do suicídio

Com o objetivo de trabalhar a prevenção ao suicídio e sobre a importância de falar sobre o sofrimento mental, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê está realizando atividades com a população xanxerense durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

As ações estão ocorrendo no Centro de Atenção Psicossocial de Xanxerê (CAPS), nas Unidades Básicas de Saúde e também em algumas escolas do município. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde estão passando nos domicílios e orientando de maneira geral a população acerca do tema, a fim de que a Secretaria de Saúde possa identificar os pacientes que necessitam de atendimento e, dessa forma, proporcionar atendimento adequado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2019 no Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia e outra informação mais alarmante é que mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama.