Secretaria de Saúde de Xanxerê realiza 1ª oficina de Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 14, a 1ª oficina de Vigilância Sanitária – sistema de gestão da qualidade e gerenciamento de risco, com o objetivo de qualificar a ação regulatória das autoridades de saúde, fortalecendo as vigilâncias sanitárias.

A oficina visa também promover a ampla discussão e a promoção da adoção de instrumentos e procedimentos para melhoria da gestão, do planejamento e priorização na execução das ações sanitárias no âmbito do sistema nacional de vigilância sanitária, baseadas nas diretrizes e requisitos do sistema de gestão da qualidade e no gerenciamento de risco.

O sistema de gestão de qualidade é constituído por um conjunto de elementos com caráter de estabelecer políticas, objetivos e processos, visando o alcance de resultados, podendo abordar um ou vários ramos como gestão ambiental, gestão financeira, dentre outros.

Estão presentes na oficina fiscais de vigilância sanitária representantes dos 21 municípios que compõe a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê, bem como unidades descentralizadas de vigilância sanitária e vigilância sanitária municipais de Chapecó e Concórdia que serão sede das próximas oficinas regionais.

Estiveram presentes também no evento o vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, a secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, a gerente da 5ª Regional de Saúde, Eliéze Comachio, a coordenadora de Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenci, a coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Janete Ferreira Pinheiro, a coordenadora da Unidade Descentralizada de Vigilância Sanitária (UDVISA), Aline Minetto Sikoski, presidente da Câmara Técnica região da AMAI e AMNOROESTE, Rudimar André Gabrielli.

O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Arion Bet Godoy, participou do evento através de videoconferência, enaltecendo o trabalho dos fiscais de vigilância sanitária, que atuam de forma incansável nas ações que estão sendo desenvolvidas ao longo dos anos, “por isso precisamos fortalecer o trabalho que vem sendo realizado, e daí a importância dessas oficinas”.

Godoy destacou ainda que o papel da Vigilância Sanitária é fazer a prevenção contra as doenças e a promoção da saúde. “Essa é a função da vigilância sanitária, esse é o nosso papel e precisamos fortalecer isso. Sabemos que cada real gasto na prevenção e promoção da saúde, milhares de reais são economizados no tratamento e atendimento.”

A secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, ressaltou, em sua fala, que o encontro é de fundamental importância para atualizar e qualificar os fiscais da região, bem como uma maneira de padronizar os trabalhos, as ações e estratégias que a vigilância realiza em todos os municípios.

O vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, disse que a saúde é um direito fundamental que está prevista na Constituição Federal e é um direito do cidadão e um dever do Estado. “Todos aqui estamos investidos de uma função pública para que esse direito básico seja concretizado, mas aí eu pergunto: quais as medidas que devemos adotar para isso ser concretizado na prática? Todos sabemos que as doenças decorrem ou do nosso comportamento ou do meio em que vivemos, e daí vem a importância fundamental da atuação da vigilância sanitária. E nós, como gestores públicos, temos o dever de criar ações para termos uma atuação eficaz e assertiva.”

A 1ª oficina de Vigilância Sanitária – sistema de gestão da qualidade e gerenciamento de risco contou com palestrantes renomados e com vasta experiência em vigilância sanitária, a exemplo do coordenador de Articulação Interfederativa da Anvisa, Alex Sander da Matta, da coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Janete Ferreira Pinheiro, do coordenador de projetos – INTEGRAVISA & VISA EM FOCO DO HCOR/SP, Bruno Zanetta, que palestrou sobre a “qualificação da gestão das ações estratégicas de vigilância sanitária no SNVS”, coordenador do LabProsaude, do Instituto Federal da Bahia, Marcus Vinicius Teixeira Navarro, e finalizou com uma palestra sobre o sistema de gestão da qualidade na vigilância sanitária municipal de Florianópolis – desafios e experiências.