Secretaria de Saúde de Xanxerê capacita servidores públicos

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê realizou nesta quinta-feira (29) uma capacitação de Educação Continuada aos médicos, dentistas, técnicas em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviços gerais e agentes comunitários de saúde.

O objetivo, de acordo com a secretária Francis Mara Zago Pegoraro, é o processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos colaboradores, para que estejam sempre atualizados e qualificados, bem como a valorização dos profissionais da saúde.

Pela manhã os profissionais da odontologia realizaram a atividade no auditório da prefeitura trabalhando o tema “Doenças ocupacionais em dentistas: a importância da prevenção”, com a fisioterapeuta Vanessa Miranda Portes.

Os farmacêuticos, médicos e enfermeiros tiveram treinamento sobre glicemia capilar para pacientes diabéticos com a palestrante Márcia Soares, farmacêutica laboratório Roche/FUFA-SC.

Já os agentes de endemias trabalharam sobre o cuidado das relações interpessoais com a psicóloga Marina Bortoluzzi.

Os trabalhadores de serviços gerais foram capacitados sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual, com a palestrante Claudete Azevedo, responsável pela Saúde do Trabalhador.

As Agentes Comunitárias de Saúde receberam capacitação sobre o planejamento das ações do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde em seu território, com base na política de Atenção Básica (PNAB), ministrada pela coordenadora de Atenção Básica, Aline Assolini, juntamente com o Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot.

Os técnicos de enfermagem reuniram-se com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para uma sensibilização no acolhimento de pessoas com transtorno mental na Atenção Primária de Saúde, com ênfase na campanha do Setembro Amarelo.