Programa Compra Legal fortalecerá micro e pequenas empresas locais em Xanxerê

Com o objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas locais, agricultores familiares, produtores rurais (pessoa física), microempreendedores individuais e sociedades cooperativas nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública municipal, a Prefeitura de Xanxerê lançou na manhã desta terça-feira (16) o Programa Compra Legal.

Através do Compra Legal as empresas locais terão preferência em todas as compras da Administração Municipal de até R$ 80 mil. “São recursos da administração pública que serão utilizados para impulsionar o comércio local, gerando mais empregos, além de proporcionar o aumento na arrecadação, ampliando a eficiência das políticas públicas e melhorando a vida do cidadão xanxerense”, destacou o prefeito Oscar Martarello.

O prefeito salientou ainda que a administração vem retomando aos poucos as ações e os programas no município que tiveram que ser interrompidos em razão da pandemia provocada pelo coronavírus. “É através do desenvolvimento da economia que vamos fazer todas as ações em nosso município, pensando no bem de nossa cidade, ampliando e desenvolvendo as empresas e o comércio local pelos próximos quatro anos”.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, salientou que a administração vem trabalhando em várias frentes para fomentar a recuperação da economia local. “Precisamos preservar e salvar vidas, mas precisamos também focar na geração de emprego e renda, porque a economia e a vida se entrelaçam e fazem com que a sociedade possa funcionar”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sérgio De Souza Nunes, que também participou do lançamento, disse que este é um momento difícil, mas o programa vem para fortalecer a economia e a renda do município. “São atitudes como essa que farão com que todos possamos superar este momento”.

Para a presidente da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Irene Sá Affolter, é de fundamental importância que o município pense em ações para fortalecer o comércio e as empresas locais, “principalmente depois de tantas dificuldades que estamos enfrentando em razão da pandemia. Somente com a união do Poder Público, dos empresários e todas as entidades é que vamos superar tudo isso”.

Também presente no lançamento do Programa Compra Legal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Juliano Marció, disse que são medidas como essa, em um período tão complicado, que demonstram o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal para engrandecer e enaltecer a economia local.