Secretaria de Meio Ambiente realiza palestra sobre Educação Ambiental na EMEB São Jorge
A reciclagem do óleo de cozinha usado traz vários benefícios, incluindo a redução da poluição ambiental, a conservação de recursos naturais e a geração de empregos na indústria de reciclagem. Além disso, contribui para a redução da dependência de combustíveis fósseis, já que o óleo reciclado pode ser utilizado na produção de biocombustíveis.
Para os colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente, que ministraram uma palestra para os alunos da EMEB São Jorge, é importante conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado e incentivá-las a adotar práticas sustentáveis, como a coleta seletiva e a entrega do óleo usado em pontos de coleta adequados, como postos de reciclagem ou instituições de caridade que possam se beneficiar desse recurso.
Sendo assim, uma das iniciativas que os alunos do 5° ano da EMEB São Jorge estão implementando é a produção de sabão caseiro a partir do óleo de cozinha usado pelas famílias. Além de contribuir para a redução do descarte inadequado, essa atividade também promove a educação ambiental, ensinando aos estudantes sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade. Além disso, o sabão produzido será vendido em uma feira interdisciplinar que acontecerá em novembro para fechamento do projeto da Educação Financeira.
Para o assistente pedagógico da EMEB São Jorge, Gabriel Augusto Alves, essa iniciativa mostra como a educação ambiental pode ter um impacto positivo, não apenas no ambiente, mas também na vida das pessoas e na construção de um futuro mais sustentável para todos.