Secretaria de Educação promove troca de experiência com professores da Educação Infantil
Com o objetivo de oportunizar um momento de troca de experiências a partir das investigações e interações propostas às crianças, a Secretaria de Educação, em parceria com a Unoesc Xanxerê, promoveu nesta semana um encontro com os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê.
“Durante o primeiro semestre deste ano letivo os professores tiveram formações e estiveram em constante construção do currículo da Rede Municipal de Ensino. O currículo em fase de conclusão irá atender todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Fundamental Anos Finais. Os professores da Educação Infantil, no entanto, fizeram um trabalho complementar à construção, colocando o currículo em prática, a partir dos estudos realizados e da construção constante do mesmo, destaca a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa.
Foram aproximadamente, seis meses de estudos, discussões e experiências colocadas em prática nas 22 unidades que atendem a Educação Infantil, as quais abrangem crianças de 4 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias de idade.
A Secretaria de Educação reuniu aproximadamente 150 professores da Rede Municipal de Ensino que apresentaram as investigações e interações propostas às crianças da Educação Infantil.
“A Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino sempre teve um olhar atento ao desenvolvimento das crianças em sua integralidade e atendendo aos documentos norteadores, quanto ao cuidar e educar indissociáveis e com base nas interações e brincadeiras. A partir da implantação e posterior implementação da BNCC e, paralelo à construção do Currículo Municipal para a Educação Infantil, o atendimento prestado às crianças da rede tem buscado incluir em suas ações possibilidades de garantir os direitos de aprendizagem inerentes a esta faixa etária, por meio de investigações e interações mobilizadores de desenvolvimento. E, este momento foi um convite de nossa formadora Ana Paula Scherer, que acreditando no potencial dos nossos professores e, compreendendo que o fazer paralelo ao estudo traz uma construção mais fortalecida e comprometida, nos incentivou a socializarmos as interações propostas em cada Unidade Escolar”, finaliza a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Fabiane Mascarelo.