Secretaria de Educação de Xanxerê homenageia professoras aposentadas por tempo de serviço

Dedicar parte de sua vida a ensinar crianças e adolescentes. Esta é a missão de quem escolhe a profissão de professor. E como forma de homenagear aqueles que deixaram um legado na história da Educação do Município, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê realizou na noite desta segunda-feira (13) uma homenagem a 45 professoras aposentadas por tempo de serviço nos últimos cinco anos.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Oscar Martarello e a primeira-dama Vânia Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Cláudio Luiz Orço, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Berto.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, deu início à sua fala parabenizando a todas as professoras aposentadas nos últimos cinco anos, enfatizando que a secretaria valoriza muito os profissionais da Educação. “Não há satisfação maior em prestar esta homenagem, considerando a experiência e bagagem que essas professoras deixaram, apoiando os que continuam na missão de educar”.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Cláudio Luiz Orço, disse que a profissão do professor é uma das mais importantes da sociedade e salientou ter a certeza de que cada uma das professoras homenageadas foi mestre em sua trajetória, não ensinando apenas o conteúdo, mas sim para a vida. “Estamos numa caminhada que muitas vezes não nos permite entender o papel que exercemos na sociedade e é importante que vocês se questionem qual foi o caminho que percorreram para chegar até aqui. Cada uma tem uma longa e bonita história. E ensinar para a vida faz toda a diferença na vida das pessoas que nos cercam”.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Oscar Martarello, relatou às professoras homenageadas que a história dele se confunde entre aquilo que aprendeu dos pais e da minha família e aquilo que aprendeu dos professores, não apenas nas disciplinas de matemática, português, física, química, mas também valores, princípios. “A nossa gente é fruto do trabalho que vocês fizeram, e não poderia ser diferente com o povo educado e hospitaleiro que temos em nosso município. Então, nada mais justo do que fazermos uma homenagem a vocês, porque sabemos o quanto trabalharam e fizeram em prol da construção do nosso município”.

Martarello agradeceu e parabenizou pelo trabalho que as professoras fizeram durante longos anos. “Essa é a parte mais gratificante da vida, perceber que rendeu frutos, nos dando tranquilidade e paz. Que Deus dê luz, muita energia, muita tranquilidade para que vocês possam usufruir isso”.