Programa Xanxerê 60 Mais foi uns dos selecionados para apresentar case no COMAC

O Programa Xanxerê 60 Mais foi selecionado dentre centenas de Boas Práticas Municipais inscritas no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC). A equipe técnica do programa esteve presente no evento e apresentou o resultado dos dois anos de atuação no município, com ações, projetos, campanhas e atendimentos realizados.

A assistente social Neusa Moscon, a pedagoga Lucivânia Rosa Daleaste e a psicóloga Caroline Bender participaram do COMAC-SC, que oportunizou momentos de debate com foco na inovação, sustentabilidade e gestão eficiente.

O Xanxerê 60 Mais visa o desenvolvimento e a execução de políticas públicas dirigidas à população idosa, com o objetivo de garantir condições necessárias para o pleno exercício da cidadania. Além disso, são realizadas intersetorialmente ações públicas voltadas à população idosa, promovendo e garantindo o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 10.741 e da Política Nacional da Pessoa Idosa.

“Foi muito importante para o Município a premiação, o reconhecimento do Programa Xanxerê 60 Mais, que com apenas dois anos de atuação intersetorial, já alcançou resultados positivos na direção da garantia e defesa de direitos da pessoa idosa de Xanxerê”, destacou a assistente social do programa, Neusa Moscon.

ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO

Outro projeto do município de Xanxerê selecionado entre as Boas Práticas Municipais foi a Escola Pública de Trânsito, projeto criado com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência da responsabilidade no trânsito, ampliando o conhecimento para que as crianças e adolescentes possam identificar os locais seguros e/ou inadequados para fazer a travessia, bem como saber a forma de se comportar no uso de transportes coletivos e/ou particulares, com segurança, além do uso obrigatório dos itens de segurança de cada veículo.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT) e Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, e foi desenvolvido em 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê, abrangendo 19 turmas 3° ano do ensino fundamental e cerca de 395 alunos com idades entre 08 e 09 anos.