Alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê participam de Encontro Regional da OBMEP

Alunos das escolas Municipais de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol, de Xanxerê, participaram da VI Integração de Talentos do Oeste Catarinense que foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. O evento foi voltado para alunos e professores participantes do Programa de Iniciação Científica (PIC) da região SC 02, que compreende municípios do Meio Oeste ao Extremo Oeste catarinense.

O objetivo foi realizar a confraternização entre alunos participantes do 17º PIC, estimular o estudo de matemática e a participação nas provas da OBMEP, bem como coroar em grande estilo o sucesso da atual edição PIC.

A região SC 02 abrange seis polos presenciais do PIC localizados nos municípios de Chapecó, Seara, Mafra, Iomerê, Xanxerê e Xaxim. O encontro reuniu 125 alunos do PIC presencial, do PIC a distância e do Programa Mentores, bem como cinco professores do PIC presencial.

Da rede municipal de ensino de Xanxerê participaram os alunos Gabriel Eduardo Rech, da EMEB Nossa Senhora Aparecida e Ruan Vitor Glowski, da EMEB Janete Cassol, juntamente com o professor Vanderlei Maschio.

Os alunos e professores foram recepcionados pela coordenadora da OBMEP, professora Dra Lucia Menoncini, professora de Matemática da UFFS, e participaram de uma oficina sobre criptografia, além de participar de um almoço de confraternização com os demais alunos e professores.

A coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Municipal de Educação, Eliane Muller, comenta que é sempre importante professores e alunos participarem desses projetos, pois promove um grande aprendizado, ampliando o conhecimento e motivando os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.