Prefeitura de Xanxerê realiza ações voltadas ao Uso Racional de Medicamentos

O dia 05 de maio é considerado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que visa alertar sobre o uso indiscriminado e exagerado de medicamentos como principal responsável pelo alto índice de intoxicação.

Pensando nisso, a Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Saúde, idealizou a campanha “REMÉDIO SÓ FAZ BEM NA DOSE CERTA”. O objetivo é abordar assuntos relacionados ao uso racional de medicamentos. O tema abordado será o descarte adequado dos medicamentos.

Conforme a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Regina Tonello Catapam, o objetivo principal é o recolhimento de medicamentos em desuso e/ou vencidos armazenados em domicílio para destinação e tratamento final adequado, alertando ainda quanto ao descarte correto.

No dia 13 de maio, com o apoio da CDL e participação do curso de farmácia da Unoesc Xanxerê, a Secretaria de Saúde estará recolhendo medicamentos da população. Esta ação será realizada na Praça Ivo Zolet.

Como parte das ações, nesta quinta-feira (04) foram realizadas duas palestras. Uma, com o tema “Descarte de Medicamentos” para agentes comunitárias de saúde, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal e serviços gerais, e outra, com o tema “Pesquisa científica: como tomar a melhor decisão?” para farmacêuticos, médicos, dentistas e enfermeiros. As palestras foram ministradas pelo professor Regis Carlos Benvenutti e pela acadêmica Ketlyn Freschi da Unoesc Xanxerê.