Prefeitura de Xanxerê realiza ação para regularizar imigrantes no município

O município de Xanxerê tem recebido e acolhido diversos imigrantes nos últimos anos que vêm em busca de melhores condições de vida e trabalho. Verificando que esta demanda está em constante aumento, a Administração Municipal está intensificando o trabalho desde o início do ano para o acolhimento, organização e orientação dos cerca de 1000 imigrantes que se encontram em Xanxerê.

Agora os imigrantes terão um atendimento priorizado e monitorado para que consigam a regularização junto à Polícia Federal. “No mês de junho estive em Florianópolis reunida com a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes do Estado, Regina Suenes. Estamos organizando a realização de curso de sensibilização e atendimento humanitário aos servidores municipais. Além disso, estamos nos organizando para ofertar em breve uma oficina de língua portuguesa aos estrangeiros, bem como cursos profissionalizantes na área comercial e industrial, informática básica e espanhol básico para servidores municipais a fim de facilitar a comunicação”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Econômico, Elisiane Silveira.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também buscou parceria com a Polícia Federal de Chapecó para agilizar a regularização dos imigrantes. No mês de agosto serão encaminhados os primeiros imigrantes para regularização junto à PF. Nesta primeira etapa de regularização serão 34 imigrantes, mas até o final do ano haverá mais encaminhamentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Social, está organizando uma cartilha traduzida nas três principais línguas faladas pelos imigrantes, onde constarão os principais serviços gratuitos ofertados pela Administração Municipal a toda população.

Além da barreira da língua, uma das maiores dificuldades dos imigrantes é a colocação no mercado de trabalho. Por isso, a secretaria está oportunizando suporte para regularização documental, buscando diminuir o prazo para regularização da situação legal no país, visando a identificação prévia de suas vulnerabilidades sociais, para a proteção e integração na rede socioassistencial e mercado de trabalho.

SERVIÇO

Quem necessita de atendimento pode buscar informações na rua Selistre Campos, nº 68, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h ou pelo telefone (49) 99180-6692 (whatsapp).