Prefeitura de Xanxerê fará mais uma ação castração de animais

Nesta quarta-feira (05) a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Tutelar dos Animais, fará mais uma etapa da ação de castração em massa de animais. A ação será realizada a partir das 9 horas, em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro São Romero.

O objetivo é o cadastramento de famílias que possuem cadastro no CadÚnico, para a castração em massa de fêmeas da espécie canina. As famílias que têm interesse em aderir ao programa devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, levando documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e cadastro do CadÚnico para cadastramento e posterior castração dos animais.

O secretário de Meio Ambiente, Rivael Sander Freschi, destaca que além dos animais com tutores, a ação também tem por objetivo o recolhimento de cães de rua para a realização de castração, freando, dessa forma, o aumento populacional de animais de rua nos bairros da cidade.

As dúvidas e informações podem ser esclarecidas mediante contato nos telefones: 3441-8529, e agora também via WhatsApp no número (49) 99170-3107. As denúncias de maus-tratos e reclamações agora devem ser feitas apenas pelo WhatsApp (49) 99170-3107. Somente em caso de não resolução do problema é que a denúncia deve ser feita nos canais da Ouvidoria do município.

CASTRAÇÃO EM MASSA

Até o momento já foram realizadas mais de 130 castrações entre os animais de rua e de tutores de baixa renda. A ação já foi realizada no Loteamento João de Barro, bem como nos bairros João Winckler, Vila União, Leandro, Santa Cruz e Santos Dias. Do total de animais castrados e recolhidos, mais de 60 já foram adotados.

A Prefeitura de Xanxerê contratou, através de processo licitatório, uma empresa especializada na castração cirúrgica com a inclusão de hemograma completo e implantação de microchip, da espécie canina, sexo fêmea, domiciliados e de rua, sem raça definida para atender a Lei Municipal 3.622/2014. O valor do contrato é de R$ 96.800,00 para hemograma, castração e hospedagem de cerca de 400 fêmeas da espécie canina.

A microchipagem visa o controle da população com a identificação de endereço e tutores/responsáveis legais, visando o combate a maus-tratos e abandonos com a identificação dos tutores dos animais submetidos a tais situações.

Além disso, a Prefeitura de Xanxerê mantém um termo de colaboração com o Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê para atendimento clínico e exames, no valor mensal de R$ 7.500,00.