Prefeitura de Xanxerê fará ação para combater o mosquito da dengue

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 19, a fumigação das bocas de lobo em todo o município. A ação visa combater o mosquito da dengue e outros insetos transmissores de doenças.

A Vigilância em Saúde destaca que a fumigação irá gerar fumaça nas bocas de lobo, portanto, o ideal é que as pessoas mantenham as portas e janelas fechadas durante o procedimento e não tentem se aproximar dos bueiros, apesar da fumaça não causar danos à saúde.

A fumigação consiste em aplicar inseticidas nas bocas de lobo, que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. Essa medida vem complementar as ações que já vêm sendo realizadas pelo programa. É uma das estratégias de controle e prevenção, bem como uma forma de reduzir o risco de transmissão.

“O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos e requer o envolvimento da sociedade e algumas medidas simples podem fazer a diferença, como eliminar os possíveis criadouros do mosquito em seus imóveis”, enfatiza a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi.