Assinada ordem de serviço para início das obras das bacias de Contenção em Xanxerê

A Administração Municipal de Xanxerê assinou na manhã desta segunda-feira (14) a ordem de serviço para o início das obras das bacias de contenção que serão implantadas em cinco locais do município. A ação faz parte do grande pacote de obras anunciado na última semana no lançamento do “Programa 10 anos em 2”, maior programa de investimentos da história do município, com R$ 100 milhões licitados ou executados em programas e grandes projetos de infraestrutura por toda a cidade de Xanxerê.

Serão cinco bacias de contenção, as quais serão implementadas: uma no Rio Xanxerê (Perimetral Leste); uma no Bairro Leandro; uma no Bairro Castelo Branco; uma no Bairro Nossa Senhora de Lourdes; e uma no Bairro Colatto.

A indicação dos locais onde as bacias serão implantadas foi feita baseada em estudo datado de 2014, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o qual aponta que a construção das bacias de contenção é uma medida necessária para a contenção de cheias, evitando riscos e ameaças à vida e ao patrimônio ocasionados em épocas de precipitações intensas.

O somatório dos volumes de água da chuva a serem retidos nas 05 bacias previstas deve ser de no mínimo 200.000 metros cúbicos.

As obras serão executadas pela Sobradinho Incorporadora e Construtora Eireli ME, empresa vencedora do processo licitatório processo licitatório número 0010/2022 – concorrência pública número 0001/2022. A empresa terá 15 meses para a execução dos serviços. O investimento será de R$ 6.299.667,72, sendo R$ 5 milhões do Governo do Estado e R$ 1.299.667,72 de contrapartida do Município.

“É uma felicidade enorme poder participar na manhã de hoje deste evento que marca o início deste projeto que para mim é muito importante, pois vivi na pele durante duas grandes enchentes durante a minha infância, com água até o teto de nossa casa. Por isso, não poderia deixar de parabenizar a Administração Municipal por tirar essa obra do papel e torná-la realidade”, destacou a vereadora Adriane Franke Spilmann, que participou da solenidade.

O prefeito em exercício, Adenilso Biasus, destacou a importância dessa obra que vem sendo trabalhada desde o início da gestão. “Esta é a primeira etapa para resolvermos definitivamente os problemas históricos dos alagamentos em nosso município. É um problema de mais de 40 anos que agora será solucionado”.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Obras, Transportes d Serviços, Leandro Marzari Silva, o Assessor de Gabinete, Rivael Sander Freschi, a presidente Da Acix, Irene Sá Affolter, o vereador Evandro Saibo, o representante da empresa Sobradinho Incorporadora e Construtora, Rudimar Bavaresco, o procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot, o secretário de Agricultura de Políticas Ambientais, Alcedir Rama e a secretária de Assistência Social, Luciana Contini.