Projeto “Escola do Futuro” inicia em Xanxerê

Trazer uma nova perspectiva e auxiliar os adolescentes para uma visão empreendedora, de vida e para o trabalho. É com este objetivo que o Lions Clube Xanxerê Inovação lançou na tarde desta quinta-feira (18) o projeto piloto “Escola do Futuro” que visa oportunizar aos adolescentes conhecimento e incentivo para a busca do primeiro emprego, para o empreendedorismo e para um futuro promissor.

Participam 20 adolescentes, na faixa etária de 14 a 18 anos, que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e são vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê.

O projeto Escola do Futuro irá abranger as principais demandas apontadas como prioridades para que o adolescente possa ter o primeiro contato com o mercado de trabalho, e vai tratar de assuntos como ética, currículo, oratória, objetivos de vida, empreendedorismo e até educação financeira.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, agradeceu ao Lions Clube Inovação pelo projeto e pelo trabalho voluntário que prestam à comunidade xanxerense. “Este projeto é uma oportunidade de ampliar os horizontes, preparar para o mercado de trabalho e fortalecimento da cidadania”.

O presidente do Lions Clube Inovação, Marcio Tecchio, enfatizou que o objetivo é despertar nos adolescentes uma visão de futuro e proporcionar pelo menos um suporte para que eles tenham oportunidades de crescer na vida profissional e pessoal.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito Oscar Martarello e do empresário Leandro Parizotto, os quais contaram aos adolescentes um pouco das suas trajetórias de vida, do esforço e perseverança até chegar aonde estão hoje, como forma de incentivo aos adolescentes, para que possam lutar pelos seus sonhos. O projeto conta com apoio da Bid Energy, Unoesc, CDL e voluntários da comunidade.