Feira do Empreendedor enaltece os pequenos negócios de Xanxerê

Valorizar os pequenos negócios locais, fomentar o empreendedorismo, divulgar ideias criativas e inovadoras, fortalecer as empresas ou prestadores de serviço do município e auxiliar a mitigar os impactos econômicos provocados pela crise sanitária nesses segmentos. Com esses objetivos, a Sala do Empreendedor de Xanxerê promoveu, no último sábado (12), a Feira do Empreendedor. A iniciativa realizada na Praça Tiradentes integrou a programação de aniversário da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê.

Os visitantes locais e regionais conferiram na Feira do Empreendedor produtos de artesãos locais, da agricultura familiar, de food trucks e de microempreendedores individuais (MEIs). Em parceria com o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, foram disponibilizadas consultorias gratuitas nas áreas de planejamento, estratégias, organização administrativa e gestão financeira. Além disso, o consultor credenciado Leandro Dela Piccolla esclareceu dúvidas contábeis dos microempresários.

A agente de desenvolvimento Vanessa Nataly Maliska Lovatel avalia que essa proposta contribuiu para movimentar a economia. “O evento foi excelente e teve grande participação do público. Foi muito gratificante visualizar os MEIs divulgando seus produtos, com suas tendas bem atrativas e com boa comercialização. Eles, por venderem de porta em porta, foram muito prejudicados com a pandemia da covid-19. Pretendemos realizar mais eventos como esse para auxiliar os pequenos negócios locais”, antecipa.

SALA DO EMPREENDEDOR

A Sala do Empreendedor está localizada no térreo do prédio da Administração Municipal. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13 horas e a partir de 1º de março será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. Entre os serviços disponibilizados gratuitamente estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou fechamento de empresa; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI que deve ser entregue até o dia 31 de maio deste ano; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.

Mais informações pelo telefone (49) 3441-8597.

 

FONTE: MB COMUNICAÇÃO