Prefeitura de Xanxerê investe no desenvolvimento do ecossistema de inovação

Xanxerê integra um seleto grupo de municípios catarinenses que desenvolverá o Programa Cidade Inovadora, que auxilia os gestores públicos a ampliar a inovação nas cidades e abrir caminhos para a criação de novos ecossistemas. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal de Xanxerê e pelo Sebrae/SC. O lançamento do Cidade Inovadora ocorreu, na última sexta-feira (19), em solenidade na Unoesc Xanxerê. Participaram empresários, lideranças políticas e comunitárias, representantes de entidades e professores. Em Santa Catarina o Programa Cidade Inovadora será realizado ainda em: Criciúma, Mafra e Rio do Sul.

Estão previstos a realização de três módulos: mapeamento do ecossistema de inovação (identificação dos atores, entrevista com os principais atores, workshops para diagnosticar os principais problemas e feedback e engajamento para a mudança); pacto pela inovação da cidade (mobilização da alta liderança, alinhamento da proposta de valor da cidade, desenvolvimento de projetos estratégicos e pactuação do território e das cidades) e criação do ambiente orientado para inovação (Lei de Inovação, workshop de compras governamentais tecnológicas e programação de atração e retenção de empresas).

De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Adécio Luciani, os próximos passos preveem a estruturação da governança estratégica, a formação de um grupo executivo de operação, o alinhamento da metodologia, o lançamento do programa no ecossistema e a realização de workshops para definição dos projetos que serão desenvolvidos no município. “O Cidade Inovadora proporciona como vantagem a transformação urbana, um novo ambiente de negócios, a melhora da imagem da cidade, a geração de talentos e a modernização da administração pública”, argumentou.

O prefeito Oscar Martarello enfatizou que empreender é inovar, criar e transformar. “A cada dia lançamos boas intenções em cima dessas sementes, pois sabemos que colheremos bons frutos no futuro. O Programa Cidade Inovadora é um impulso para transformar nosso município em um polo tecnológico e fortalecer a matriz econômica por meio da tecnologia”, analisou.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, a inovação sempre existiu, mas o Poder Público tem a missão de organizar esse ecossistema. “Precisamos fazer diferente e mudar a cultura para entregarmos resoluções efetivas. Xanxerê demonstra com o Cidade Inovadora que é uma terra fértil e como resultado transformará a matriz econômica do município”, antecipou.

O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste e no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatizou a importância dos ecossistemas de inovação para diferenciação econômica e social nos municípios. “Os setores econômicos que trouxeram a cidade até esse momento, não serão os mesmos que promoverão o desenvolvimento dos próximos anos porque o mundo muda constantemente. A Administração Municipal e as entidades estão de parabéns em fazer isso acontecer, ou seja, de desenvolver novas economias locais”, argumenta.

Case de sucesso

O sócio-proprietário da Clínica nas Nuvens, André Forchestato, relatou a trajetória da empresa, que foi adquirida recentemente pela Bionexo por aproximadamente R$ 30 milhões, as dificuldades iniciais, os investimentos realizados e as entidades apoiadoras que contribuíram para a concretização do negócio.

FONTE: MB COMUNICAÇÃO