NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre fato relatado por um vereador em sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê de que uma adolescente de Xanxerê teria desenvolvido um problema cardíaco em decorrência da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê esclarece que desconhece qualquer caso de reação adversa grave provocada em adolescentes e adultos no Município de Xanxerê.

Em momento posterior, a Secretaria Municipal de Saúde procurou o vereador para apurar as informações, sendo que o vereador passou o contato da família da jovem. Em contato com o pai da jovem, que não se trata de uma adolescente e sim uma mulher de 28 anos de idade, o mesmo relatou que ela reside na Europa, local onde fez a segunda dose da vacina e teve reações, fato este que não chegou até às autoridades de Saúde do Brasil, não sendo notificado ao Plano Nacional de Imunização.

A SMS orienta que cada pessoa que recebeu a vacina e que venha desenvolver reações adversas deve procurar a sua unidade de saúde de referência para a notificação do caso.