Prefeito de Xanxerê recebe cartilha didática do Museu do Milho

A Diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht e a presidente do Coletivo Amigos do Museu, Marcia Galvagni, entregaram ao prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, a cartilha didática do Museu do Milho: História, Memória e Preservação do Patrimônio Cultural do Oeste Catarinense. A cartilha faz parte do Projeto de Revitalização do Museu selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

O projeto, que está sendo desenvolvido pela Catavento Produção Cultural, visa realizar pesquisa nos acervos do Museu do Milho “Antônio Sirena”, a fim de preservar, registrar e divulgar aspectos socioculturais e históricos da formação da região Oeste catarinense, do município de Xanxerê e do Museu do Milho.

Além disso, estão previstas oficinas de formação de multiplicadores, que terão, na cartilha, o conteúdo de base para o debate, formação e socialização de conhecimentos. A capacitação é destinada a professores, agentes culturais e comunidade, buscando ressaltar a importância cultural do Museu do Milho.

A cartilha busca potencializar as matrizes expressivas da história regional, da cultura e das memórias locais, bem como facilitar as relações culturais e educacionais que proporcionam maior compreensão e aproximação entre os grupos sociais que formaram a região Oeste catarinense.

O material ficará disponível no site da Prefeitura de Xanxerê e também no Museu do Milho Antônio Sirena, Departamento de Cultura, Departamento de Turismo e na rede municipal de ensino.