Secretaria de Educação promove capacitação aos professores do Ensino Fundamental

Professores do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê estiveram reunidos nesta semana para realizar o planejamento do 3° trimestre do ano letivo. O planejamento é construído de forma colaborativa por todos da equipe e indispensável para a execução de quaisquer práticas dentro da escola.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Vera Lucia Correa, é por meio do planejamento que é possível propor metas, analisar dados e verificar soluções viáveis para problemas e, claro, melhorar o desempenho escolar dos alunos que frequentam a escola, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano de ensino.

Por tratar-se de um projeto amplo e que, exatamente por isso, deve ser elaborado com o apoio de toda a equipe pedagógica e deve ser revisto a cada trimestre do ano letivo. “É um momento de ouvir os anseios e as dificuldades dos professores que estão presentes no dia a dia com os alunos, para juntos revermos e planejarmos novas estratégias e ações para amenizar as dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos”, relata Vera.

A Diretora Pedagógica Julyana Tonial enfatiza que o planejamento não deve somente limitar-se aos conteúdos curriculares previstos por lei, mas deve também focar-se em cumprir a missão proposta pela escola conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando os valores e a realidade da comunidade escolar.