Alunos da rede municipal de ensino conhecem o +Memória na Escola

Conhecer um pouco mais da história de cada um dos municípios que pertencem à região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) de maneira interativa e itinerante, por meio aulas práticas e jogos construídos especialmente para público infantil. Foi dessa forma que o projeto +Memória na Escola foi apresentado aos alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê durante a realização da Feira do Livro, nesta semana, na Arena Ivo Sguissardi.

O Projeto, um museu itinerante criado em 2018 e que passou por todos os 14 municípios da AMAI, busca levar um novo olhar à comunidade sobre a história de colonização de cada município, além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela AMAI. O +Memória na Escola é uma das ações que integram as comemorações dos 40 anos da AMAI, completados em 06 de outubro deste ano.

As instrutoras Elise Tofolo e Simone Dalalibera contaram a cada uma das 15 turmas que passaram pelo projeto ao longo desta semana, sobre a chegada dos colonizadores na região, o porquê da origem do nome de cada município, para que os alunos pudessem saber mais sobre a região, pontos turísticos, bem como um pouco sobre a AMAI. “Nós apresentamos o projeto aos alunos apresentando o que é a AMAI, qual sua função, para que a comunidade de Xanxerê também conheça essa importante associação que já está aqui há 40 anos e que poucos sabem da sua importância em relação ao assessoramento que é dado aos municípios através de uma equipe de diversos profissionais”, salientou Elisa.

Por meio de jogos e de um quebra-cabeça com o mapa dos 14 municípios que pertencem à região da AMAI, as instrutoras testaram os conhecimentos adquiridos durante a aula interativa.

A aluna Cauani Vitória Somensi Maciel participou da apresentação do projeto e disse ter achado muito interessante, principalmente a montagem do quebra-cabeça com o mapa que define os limites e as divisas de cada município. “A gente aprendeu mais sobre a história dos municípios. A professora nos contou sobre o que acontecia antigamente nos municípios da nossa região e foi muito legal”.