Solenidade Cívica marca abertura da Semana da Pátria na rede municipal de ensino de Xanxerê

Foi realizada nesta quarta-feira (01) a abertura da Semana da Pátria. Em razão da pandemia, a solenidade foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato, no bairro Pinheiro, com um número reduzido de autoridades e alunos, execução do Hino Nacional Brasileiro e apresentações cívico-culturais.

A diretora da EMEB Monteiro Lobato, Eliane Scanagatta Gabrielli, agradeceu a secretaria por poder sediar a abertura da Semana da Pátria em sua unidade escolar, resgatando nas crianças o verdadeiro sentido da palavra patriotismo. “Esta é uma semana importante, pois sabemos que desde pequenos precisamos ensinar a respeitar o outro, a pátria e a valorizar a nossa casa, o nosso lindo Brasil. Só assim poderemos lutar por um futuro e por uma nação ainda melhor, mais justo, mais humano e menos desigual, e acima de tudo, mais sustentável”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sergio de Souza Nunes, salientou que esta é uma semana muito importante, onde se comemora a Independência do Brasil. “Precisamos refletir com o que estamos contribuindo para melhor a nossa nação, o nosso município, a nossa comunidade. Passamos por um momento delicado, mas é necessário ter esperança de que isso é passageiro e que em breve vamos transformar um país melhor para todos”.

A secretária municipal de Educação, Vera Lucia Correa, destacou a importância de trabalhar com os alunos o sentimento de amor pela Pátria. “E nós, enquanto professores, precisamos cada vez mais trabalhar esse sentimento de civismo em nossos alunos e de valorização pelo local onde estamos, onde nascemos. Esperamos que este seja um momento de reflexão, sobre o que estou fazendo por mim, pelo outro, pela minha comunidade, Estado e País para melhorar a situação em que nos encontramos”.

Vera enfatizou do retorno das aulas presenciais no município esta semana, mas relatou um número preocupante do País, onde cerca de 5 milhões de crianças que ainda não retornaram às aulas presenciais. “Este é um número extremamente elevado e que precisa ser trazido para a sala de aula, com acolhimento, e esse é o nosso papel”.

Após as apresentações cívico-culturais realizadas pelos alunos da EMEB Monteiro Lobato, a tocha com o fogo simbólico foi acesa e levada até a Praça Tiradentes em um veículo do Corpo de Bombeiros pela atleta do voleibol feminino Rayssa Zanella e pelo atleta do Bolão 23 Sidney Polese.

A solenidade contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Vera Lucia Correa, do presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sergio de Souza Nunes, do comandante da 4ª CIA de Polícia Militar de Xanxerê, Major Neivo Risson, do representante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, Tenente Gomes, diretora da EMEB Monteiro Lobato, Eliane Scanagatta Gabrielli, vereador Vilmar Zarembski, coordenadora da Semana da Pátria, Salete Brizola, do presidente do Conselho Municipal de Educação, Claudio Orso, do presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Lauri Francio, da presidente da Associação de Pais e Professores, Genoefa da Silva Neto, da representante do Conselho Escolar, Janete Maria Curek, do coordenador da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, Douglas Bin.