Secretaria de Assistência Social realiza I Seminário de Acolhimento Familiar

A secretaria municipal de Assistência Social de Xanxerê realizou na tarde desta segunda-feira (18) o I Seminário de Acolhimento Familiar com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre o desenvolvimento do programa no município. Foram realizadas duas palestras durante o seminário: uma com o promotor Marcionei Mendes sobre “Os impactos do acolhimento familiar” e uma com a psicóloga Cristiane Bittencourt sobre o “Acolhimento, um espaço de proteção e garantia de direitos”.

De acordo com a coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Bruna Pozan Verardo, o seminário visa abordar e divulgar o que vem sendo realizado no serviço Família Acolhedora, bem como cadastrar um maior número de famílias no serviço. Hoje o serviço Família Acolhedora para Idosos em Xanxerê é referência para o Brasil.

O promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, Marcionei Mendes, destacou que existem duas formas de acolhimento: institucional ou através da família acolhedora. O institucional pode ser formado pelo próprio município ou por uma ONG que montam uma casa aonde criam um espaço para o recebimento das crianças por meio de servidores ou colaboradores.

Já a família acolhedora é uma família, cadastrada junto ao programa Família Acolhedora do município, que cumpre os requisitos básicos para tal, e recebe uma criança ou adolescente em situação de risco grave na sua própria casa, em seu ambiente familiar. “A modalidade família acolhedora tem preferência sobre a institucional porque deve prevalecer o ambiente familiar na vida destas crianças e adolescentes, até porque um dos principais direitos da criança e do adolescente é o direito à convivência familiar, que de certa forma foi retirado quando do atendimento. Então quanto mais próximo ele fique de um ambiente familiar até que se resolva a situação de risco, melhor”, enfatizou o promotor.

Xanxerê conta atualmente com 12 famílias cadastradas e duas em processo de cadastramento no serviço Família Acolhedora para trabalhar com crianças, adolescentes, idosos e crianças com necessidades especiais. Já em atendimento no acolhimento, de acordo com Bruna, o município tem uma criança, uma idosa e uma portadora de necessidade especial, além de uma criança e um adolescente que estão sendo acompanhados em parceria com o Casulo e 11 acompanhados em uma instituição.