Lançado projeto para a construção do Centro Integrado de Saúde em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê realizou na noite desta quinta-feira (05) o lançamento do projeto do Centro Integrado de Saúde (CIS), obra que será um marco para a melhoria da estrutura de atendimento na saúde do município e que será construído no bairro Tonial, em um espaço estratégico para atender toda a comunidade xanxerense.

O CIS custará mais de R$ 10 milhões e será construído com recursos próprios do município, do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores de Xanxerê, que anunciou o repasse de R$ 2,1 milhões para auxiliar na construção da obra.

Mesmo contando com um moderno hospital, preparado para atender desde emergências até às mais complexas cirurgias cardíacas, o município enfrenta hoje muitas dificuldades para acolher com rapidez a população, pois as estruturas de saúde do município não acompanharam o crescimento e o desenvolvimento de nossa cidade nos últimos anos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sergio de Souza Nunes, parabenizou a Administração Municipal pela excelente iniciativa em relação ao terreno, que é centralizado e facilitará o atendimento da população. Colocou a Câmara de Vereadores a disposição para todos os projetos em prol da população e fez o anúncio do repasse de R$ 2,1 milhões para auxiliar na construção do Centro Integrado de Saúde.

O prefeito Oscar Martarello enfatizou em seu discurso as obras e ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo desses oito meses de governo. “É preciso muita coragem, discernimento e amor à vida para tomar as melhores decisões. Enfrentamos uma pandemia, mas mesmo assim não deixamos de realizar o que era preciso, a exemplo do Corujão da Saúde I e II, zerando as filas de exames e as cirurgias de média complexidade, entre outras inúmeras ações e economias nesse curto espaço de tempo”.

Martarello destacou que em um governo é preciso eleger prioridades, pois são muitos os problemas a serem resolvidos. “É preciso ter atitude para encarar os problemas de frente, fazer gestão, eleger prioridades e desenvolver o nosso município e foi pensando nisso que elegemos como uma das prioridades a construção do Centro Integrado de Saúde, pois sabemos da importância da saúde para o nosso município”.

A OBRA

O CIS contará com mais de 3.000 metros de área construída. Os principais serviços disponíveis no CIS serão Farmácia Central, Posto de Saúde para o Bairro Tonial com sala de vacina, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Clínica da Mulher, Clínica do Homem, Atendimento para pacientes com DST, AIDS e Hepatites, Laboratório Central, Serviço de Raio-X, Mamógrafo, Densitometria Óssea Laboratório Oftalmológico, Atendimento Psicológico, Sala para pequenos procedimentos não invasivos, Vigilância em Saúde, Setor Administrativo e de Agendamento.

O espaço contará ainda com heliponto, praça para a comunidade, academia de ginástica, pista de caminhada e projeto de paisagismo com arborização.