Conselho Municipal dos Direitos da Mulher empossa novos conselheiros

Foram empossados na manhã desta quarta-feira (04) as novas conselheiras e conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Xanxerê para o biênio 2021-2023. A posse foi dada pelo prefeito Oscar Martarello e pela Diretora de Transparência e Controle Social, Giovana Zandoná.

Participaram da solenidade de posse o prefeito de Oscar Martarello, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sidinei Mesnerovicz, o vereador Vilmar Zarembski, a secretária de Administração e Finanças, Andreza Gallas, a secretária de Assistência Social, Luciana Contini, a ex-presidente CMDM, Karen Kintschner, e a Diretora de Transparência e Controle Social, Giovana Maria Weber Zandoná.

Durante a reunião foi feita a eleição da mesa diretora sendo eleitas como presidente Karen Kintschner, vice-presidente Karine Ferronato Pretto, secretária-geral Adriane Franke Spilmann, e secretária executiva Giovana Maria Weber Zandoná.

A presidente do CMDC, Karen Kintschner, destacou em sua fala a relevância de tudo que já foi construído no município com a implantação do conselho. “Precisamos pensar sempre em trabalhar em prol do coletivo. Fortalecer, movimentar, construir políticas públicas e espaço democrático para as mulheres”.

A secretária de Administração e Finanças, Andreza Gallas, ressaltou a importância do conselho e a participação das mulheres nas políticas públicas. Destacou que o município implantou no ano de 2020 uma Comissão de Assédio para combater o assédio no ambiente de trabalho, por isso ainda mais a importância do conselho.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Mesnerovicz, parabenizou os novos conselheiros e enalteceu que é um grande defensor das mulheres. “Podem contar com a Câmara de Vereadores no que for necessário, principalmente nas ações para coibir de vez a violência”.

O prefeito Oscar Martarello destacou a importância do papel da mulher na sociedade, tanto que a grande maioria dos cargos do primeiro e segundo escalão da administração são ocupados por mulheres. “Isso se deve em razão da competência e da participação da mulher na sociedade, o que é mérito delas, que estão ocupando os seus lugares na sociedade e na prefeitura”.