Prefeitura de Xanxerê lança Programa Xanxerê 60 Mais

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na manhã desta terça-feira (15) o Programa Xanxerê 60 Mais – Atenção Integral ao Idoso. O programa visa implementar intersetorialmente ações públicas voltadas à população idosa, promovendo e garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso e da Política Nacional do Idoso.

A Prefeitura de Xanxerê oficializou a adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) e dentro disso promoveu a realização do Diagnóstico da Situação da População Idosa do município, que caracteriza como processo de busca do conhecimento sobre a realidade local, inclusive para identificar o potencial do poder público e do setor privado para contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

A equipe do CMAPI será constituída de forma multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Direito.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento do programa o prefeito Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, a Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Contini, a primeira-dama Vânia Cancelier Martarello, a coordenadora do Programa de Envelhecimento Ativo, Terezinha Matiello, os vereadores Alcedir Rama e Vilmar Zarembski, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Valdemar Garguetti.

A secretária Luciana Contini, destacou que o programa é extremamente importante para o atendimento da população idosa de Xanxerê. “Tivemos um aumento com a pandemia de negligência, violência física contra o idoso, violência psicológica, violência patrimonial contra os idosos e esse programa em para trabalhar na prevenção, garantindo a esses idosos os serviços disponíveis na rede de atendimento”.

O Prefeito Oscar Martarello parabenizou a equipe toda pelo lançamento do programa e pelo acolhimento que é feito com os idosos, principalmente nesse período da pandemia, destacando a importância de ter uma equipe para ouvir e receber as demandas dos idosos. “Nós sempre tivemos um olhar muito carinhoso com os idosos. Sabemos que não conseguimos fazer tudo o que o município precisa, e por isso precisamos eleger prioridades e dividir um pouco com cada segmento, e nada mais importante do que valorizar os idosos nesse momento, depois de mais de um ano de pandemia e isolamento”.