Família Acolhedora: um ato de amor e cuidado

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora caracteriza-se por uma medida protetiva aplicada a famílias ou pessoas que tiveram seus direitos violados. Esse acolhimento tem caráter provisório e excepcional e proporciona às crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, convívio familiar e comunitário, onde essa família ficará responsável pela função de cuidado e proteção.

A data de 31 de maio é marcada pelo Dia Internacional do Acolhimento Familiar, serviço de proteção social especial de alta complexidade, destinado a famílias e, ou, indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. Em Xanxerê o Serviço de Família Acolhedora foi aprovado no ano de 2016 e desde então, vem acolhendo idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, em residências de famílias previamente cadastradas e preparadas para recebê-las e prover todos os cuidados necessários, sempre contando com o acompanhamento da equipe técnica.

O acolhimento é dado em situações onde a família de origem esteja impossibilitada de oferecer cuidado e proteção necessários ao pleno desenvolvimento do acolhido. O acolhido permanecerá na família acolhedora até a superação da vulnerabilidade que gerou o acolhimento, para que possa haver o retorno à família de origem. No caso de crianças e adolescentes, não sendo possível o retorno à família de origem, haverá o encaminhamento para processo de adoção.

Em caso de interesse em ser uma Família Acolhedora, basta procurar o serviço que atende junto à Secretaria de Assistência Social, na rua Dr. José de Miranda Ramos, nº 360, das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Mais informações através do telefone 3441-8561 ou WhatsApp 98894-6269.