Prefeitura de Xanxerê inicia reforma e revitalização da Casa da Cultura

A Prefeitura de Xanxerê iniciou na semana passada a reforma e revitalização do prédio da Casa da Cultura, espaço que por muitos anos abrigou as atividades da entidade Associação Cultural Maria Rosa.

O valor da reforma e revitalização está orçado em R$ 475.988, sendo R$ 365.700 com recursos do Orçamento Geral da União e R$ 110.300 de contrapartida da Administração Municipal. A empresa vencedora do processo licitatório é Nicolli & Mendes Engenharia e Obras Ltda tem prazo de quatro meses para execução da obra.

O Departamento de Cultura pretende, após finalizada a obra, transformar o espaço na Escola Municipal de Artes, onde abrigará diferentes atividades artísticas e culturais, além da sede administrativa do Departamento de Cultura. A Associação Cultural Maria Rosa também terá uma sala no local para as suas atividades.

A Diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, salientou que a reforma da Casa da Cultura é uma conquista muito importante para todos, um anseio da comunidade principalmente das pessoas envolvidas neste projeto, que por muitos anos batalharam para que o espaço fosse recuperado e ativo, desenvolvendo atividades culturais no local. “Além do valor patrimonial e histórico sendo recuperado e preservado, mantém-se viva parte de nossa história, de nossa cultura. Preservar a história e a cultura de nossa cidade tem um valor que não se pode mensurar”.

A reforma da Casa da Cultura é uma ação histórica para o município de Xanxerê e para toda a comunidade artística e cultural, “pois é um dos únicos momentos que esse espaço passará por uma reforma de tamanha complexidade. Sabemos a importância da Casa da Cultura para o município, um espaço onde a história administrativa de Xanxerê teve início”, ressaltou o Coordenador de Cultura, Diego Gonçalves.