Setor de Agricultura realiza rodada de reuniões no interior

Onze reuniões estão prevista até o dia seis de fevereiro onde devem participar mais de duzentos agricultores. O objetivo é ouvir as comunidades para saber quais são os problemas e as necessidades dos agricultores.

Até agora já foram realizadas reuniões nas comunidades do Faxinal do Irani, Linha Salete e Barro Preto – fizeram parte das reuniões também as comunidades de Linha Invernadinha e Pesqueiro de Cima. De acordo com Valdir Zembruski , secretário de Agricultura e Meio Ambiente tem sido alto o número de agricultores que participam das reuniões, que segundo ele são muito importantes para que o órgão sinta quais são as dificuldades dos agricultores. Zembruski adiantou também que já está definida a ampliação do Viveiro Municipal com produção própria de mudas para reflorestamento.

O objetivo é aumentar a produção de árvores para se fazer cerca. Uma forma de gerar economia e atender a demanda dos agricultores sem necessitar buscar em outras regiões mudas que podem ser produzidas aqui.

Em cada uma das reuniões, a secretaria de agricultura apresenta seus quadros de técnicos que estarão à disposição das propriedades, bem como os serviços que a secretaria irá prestar.  O objetivo é ouvir as comunidades e saber os problemas que os agricultores enfrentam e quais as dificuldades que eles têm para dar continuidade às atividades nas propriedades. Durante as reuniões os agricultores elegeram quais são as prioridades a serem desenvolvidas pela secretaria nos próximos períodos, entre elas estão: melhoramento genético, melhoramento de pastagem, ampliação de áreas de plantio e ampliação da assistência técnica na produção e no atendimento veterinário. O secretário informou ainda que o trabalho de abertura de silos e colheita da silagem já começou em algumas propriedades. O objetivo é fazer com que os agricultores se preparem para o período de inverno armazenando a alimentação do gado leiteiro desde já.

Também nas reuniões são eleitos os novos membros do conselho municipal agropecuário. Onze reuniões estão prevista até dia seis de fevereiro onde devem participar mais de duzentos agricultores.

Texto – Ana Elise Zogheib