Prefeitura de Xanxerê apresenta obras e ações nos 100 dias de governo

A Prefeitura de Xanxerê realizou na noite desta sexta-feira (16) a apresentação das obras, programas e ações realizados pela administração municipal nos primeiros 100 dias de governo.

Apesar de todas as adversidades enfrentadas nestes primeiros meses em razão do colapso na saúde provocado pela pandemia de coronavírus, a administração municipal enfrentou a Covid-19 de frente, com ações e iniciativas rápidas, conseguindo implantar uma gestão marcada pelo engajamento de uma equipe de gestores técnica e empenhada com a transformação e melhorias no município.

Em seu pronunciamento, o prefeito Oscar Martarello destacou que os primeiros 100 dias de governo foram marcados por muito trabalho, respeito, valorização e humanização. “Nós sabemos que tem muita coisa ainda a ser feita em Xanxerê, mas infelizmente Xanxerê arrecada pouco, porque ao longo do tempo perdemos muitas empresas e consequentemente muita arrecadação. Mas é possível dar a volta, como já começamos, desburocratizando, facilitando a vida de quem quer investir em Xanxerê, trabalhando firme para fazer com que Xanxerê volte a crescer, mas para isso é preciso que todos nós acreditemos em Xanxerê, falar bem e parar com críticas infundadas, para colher os frutos desse trabalho”.

O vice-prefeito, Adenilso Biasus, disse que este foi um momento importante para o município por marcar os primeiros meses de ações e obras na gestão municipal. “Xanxerê superou um dos momentos mais difíceis graças ao trabalho e a liderança do prefeito Oscar Martarello e a toda equipe de trabalho, que não mediu esforços para desenvolver o melhor pelo nosso município. Estamos aqui para quebrar paradigmas e fazer o melhor pela nossa população”, afirmou Biasus.

100 DIAS

Na saúde foi ampliado o atendimento do Centro de Atendimento ao Coronavírus, com mais profissionais e estrutura. Foram realizados mais de 12 mil testes para diagnóstico da Covid-19. Foi montado em tempo recorde um Ambulatório de Campanha na sede da Igreja Assembleia de Deus, com estrutura completa para 20 leitos, contando com o apoio de entidades e da iniciativa privada. O município fez ainda a convocação de profissionais de saúde de clínicas particulares para auxiliar no combate à pandemia, bem como adotou medidas de combate às aglomerações, com efetiva fiscalização e campanhas de conscientização.

O resultado dessas ações foi o de reduzir os casos ativos de 1.085 em fevereiro para 10 no fim de março, uma queda de 99%, que junto com as demais ações levou Xanxerê a ser a primeira região a sair do nível gravíssimo no mapa de risco.

Além disso, o município conseguiu implantar o Programa Saúde no Lar, atendendo em casa mais de 60 pessoas acamadas e que necessitam de atendimento médico e de enfermaria continuados. O Corujão da Saúde realizou mais de 1.700 exames somente na primeira etapa e já zerou as filas de exames atrasados como mamografia, densitometria, tomografia, ressonância magnética e outros.

Na educação, o retorno às escolas foi adaptado, com aulas presenciais e à distância com total proteção da saúde de alunos, professores e suas famílias. Além disso, as estruturas físicas das escolas estão recebendo melhorias, a exemplo da Escola São Jorge.

O interior vem sendo também uma das prioridades da Administração Municipal, com três equipes trabalhando simultaneamente na recuperação das estradas. O programa Porteira Adentro já atendeu mais de 100 propriedades rurais com serviço de retroescavadeira e silagem de milho. 

O município conseguiu implantar também nos primeiros 100 dias de governo o Programa Compra Legal, incentivando os empreendedores locais dando prioridade às empresas de Xanxerê nas compras de até R$ 80 mil.

OBRAS

Em relação às obras, a Prefeitura de Xanxerê está concluindo a segunda etapa das obras do Centro de Multiuso no bairro Santa Cruz. Além disso, estão em andamento a construção do Centro de Multiuso do bairro Aparecida, do ginásio no bairro Bela Vista, bem como a pavimentação das ruas da Paz, Santa Terezinha, Tertuliano Ribas, Armando Marinho, Angelo Colatto, Euclides Marinho.

Foi finalizada ainda a construção da quadra de esportes no Serviço de Convivência De Olho Futuro, no bairro Bortolon.

O Distrito Industrial também está com as obras em ritmo acelerado. Serão 20 novos lotes para instalação de empresas, com investimento de mais de R$ 6 milhões em infraestrutura. Também já foi pavimentado o acesso do Distrito Industrial Pedro Bortoluzzi, garantindo mais condições de crescimento e geração de emprego e renda.

O prefeito destacou ainda em seu discurso que na tarde desta sexta-feira foi assinada a escritura do Ecoparque e também foi concluída a ligação da energia elétrica no Loteamento Tronco, uma reivindicação antiga da comunidade que, com o esforço de muitos, pode ser concluída.

VEM AÍ

Mas as ações não param. A Administração está preparando muito mais obras e ações no município. Vem aí o Centro Integrado de Saúde, oferecer em um único espaço diversos atendimentos como ortopedia, ginecologia e com a ampliação do prédio serão instalados a Farmácia Central e a nova Clínica da Mulher.

O Centro de tratamento Pós-Covid, com serviços de fisioterapia, psicologia, assistentes sociais e médicos, para apoio na superação de sequelas da Covid-19.

As obras das bacias de contenção de cheias no rio Xanxerê, impedindo os constantes alagamentos na área central do município.

Além disso, serão pavimentadas a rua Irmã Iracema Dávi, no bairro São Romero, o acesso ao Frigorífico Arvoredo e fábrica de rações Campina Nutrição Animal, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a avenida do Distrito Libera Testa Casagrande, pavimentação e recapeamento nas ruas Visconde de Cairu e Duque de Caxias, no bairro Vista Alegre, recapeamento asfáltico nas ruas Maranhão e Armando Marinho, no bairro Colatto, pavimentação asfáltica da rua Goitacazes, no bairro São Romero.

A administração municipal fará ainda a reforma e melhoria no playground da Praça Tiradentes, reforma da Casa de Cultura, construção do Ossário Municipal, implantação do Centro de Triagem de Material Reciclável, construção de duas quadras de areia ao lado do ginásio Benjamin Menegolla, construção da ponte sobre o rio Xanxerê na Linha Invernadinha, Iluminação com lâmpadas de Led na Avenida Brasil, coleta semi-automatizada de lixo com contêineres.

Será realizada também a construção da Creche do Trabalhador, junto ao Cemei Cantinho Feliz, e o Ecoparque, que será um grande ponto de encontro das famílias.

Na habitação, será realizada a primeira etapa do Programa Casa Boa, no bairro Leandro, beneficiando 112 famílias com moradia popular subsidiada pela prefeitura com infraestrutura básica e acesso a financiamento por meio do programa Casa Verde e Amarela. O terreno já foi adquirido pela prefeitura.