Xanxerê recebe novos 20 novos respiradores portáteis do Ministério da Saúde

O município de Xanxerê recebeu neste domingo (28) 20 novos respiradores portáteis encaminhados pelo Ministério da Saúde. Dos equipamentos, 17 ficarão no Hospital Regional São Paulo (HRSP) e 03 serão utilizados pela Secretaria de Saúde especialmente para atender os pacientes que aguardam por leitos.

Para o Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, a chegada desses equipamentos é importante em função do colapso que o hospital e o sistema de saúde, principalmente no Oeste do Estado, estão enfrentando, com diversos pacientes aguardando por leitos para tratamento da Covid-19. Ele explica que o hospital já chegou ao ponto de ter 27 pacientes na emergência do hospital aguardando leito de UTI, sendo a maioria deles entubados ou precisando de ventiladores e não ter mais equipamentos disponíveis. “A situação está ainda crítica, mas com esses novos respiradores conseguiremos dar um respiro a mais, tanto para os pacientes, quanto para a equipe, que melhor consegue atender”, explicou.

Lunkes comenta ainda que essa entrega de equipamentos é de extrema importância. “Esperamos que nos próximos dias a situação se acalme ou melhore, para poder dar uma atenção maior aos pacientes”, destacou.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou também que neste domingo chegam a Xanxerê sete profissionais de saúde do Ministério da Saúde, com experiência no atendimento de UTI para auxiliar no atendimento do Hospital Regional São Paulo. “Os equipamentos e os profissionais do Ministério da Saúde chegam em um momento crucial, onde não tínhamos mais equipamentos disponíveis no HRSP. Não é uma solução definitiva, mas é um grande passo”, comentou.