Secretaria de Políticas Ambientais envolve a comunidade no Dia da Árvore

A Secretaria Municipal de Políticas Ambientais realizou, no centro da cidade durante esta sexta-feira (21), que é o Dia da Árvore, a distribuição de diversas mudas. A ação ocorreu na Rua Coronel Passos Maia, e envolveu toda comunidade. O Dia da Árvore tem o objetivo principal de promover a conscientização e preservação das árvores e das florestas.

A data foi escolhida uma vez que a primavera começa no dia 23, e é nesta estação que as árvores ficam repletas de flores e folhas verdes, espalhando sua beleza nas ruas do município de Xanxerê. Conforme pesquisa acadêmica, através do curso de Engenharia florestal, Camila de Cézaro, que é estagiária da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais, o município apresenta um alto índice de diversidade de espécies nas principais ruas e praças do município.

– Esta diversidade está distribuída com espécies como Handroanthus chrysotrichus (Ipê-amarelo), Lagerstroemia indica (Extremosa), Senna macranthera (Pau-fava), Tipuana tipu (Tipuana) entre outras.  Porém, tudo isso necessita de um bom manejo a começar do plantio até as podas. Para o plantio deve-se escolher um local onde a árvore possa crescer livre, no qual recomenda-se utilizar uma área de 1m². Com o crescimento da muda novos brotos vão surgindo, estes devem ser removidos periodicamente para melhor formação e desenvolvimento da árvore – explica.

No processo de arborização o cuidado com a acessibilidade deve ser levado em consideração, uma vez que plantada de forma correta contribui para a circulação de pedestres, principalmente pessoas com necessidades especiais e estética das ruas.

– As árvores do nosso município nos trazem inúmeros benefícios, principalmente para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO²) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, nos fornecem sombra, além de absorver ruídos e o barulho na cidade. Possuem um papel fundamental nas calçadas em períodos chuvosos, onde a água infiltra no solo (área livre) – salienta.