Após pedido de socorro do prefeito, vice-governadora e técnicos do Ministério da Saúde chegam a Xanxerê

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello recebeu na manhã deste sábado (27) a visita da vice-governadora Daniela Reinehr para reunião com técnicos Força Nacional do SUS, enviados pelo Ministério da Saúde e que estão desde sexta-feira fazendo vistorias técnicas na emergência, UTI e enfermaria Covid do Hospital Regional São Paulo, bem como o Ambulatório de Campanha implantado nesta semana pela Prefeitura de Xanxerê para atender os pacientes com Covid. O prefeito fez um apelo nesta semana, durante coletiva de imprensa, pedindo ajuda para Xanxerê em razão do colapso que o município enfrenta na saúde.

A vice-governadora ouviu os pleitos do Diretor do Hospital São Paulo, Fábio Lunkes, sendo atualizada sobre o trabalho logístico de transferência de pacientes, ocupação de leitos de pacientes com Covid-19 e repassou os pedidos para a Secretaria de Estado da Saúde. Daniela comprometeu-se em continuar a interlocução para que o atendimento seja agilizado no município e a situação de crise na saúde seja revertida. “É um momento bastante delicado, um momento em que precisamos unir as forças da prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal para conseguirmos sair dessa situação tão crítica que a gente está enfrentando neste momento aqui em Xanxerê e no Oeste de Santa Catarina. Teremos momentos bem difíceis pela frente ainda, temos muita dificuldade com profissionais de saúde porque a demanda aumentou e de forma bastante grave. Pedimos que as pessoas tomem todos os cuidados de prevenção, de higiene individual e coletiva para que juntos possamos sair dessa situação difícil”.

O prefeito destacou as vistorias que vêm sendo realizadas pelos técnicos do Ministério da Saúde e enfatizou que neste domingo o município deve receber o auxílio de sete profissionais da área da saúde enviados pelo Ministério da Saúde e mais 20 respiradores para auxiliar o Hospital Regional São Paulo. “Agradecemos a visita da vice-governadora Daniela, que tem se empenhado muito com o nosso pedido de socorro para aquilo que Xanxerê tanto preciso nesse momento de colapso, e esperamos que a ajuda e os recursos efetivamente cheguem para possamos socorrer as pessoas que ainda aguardam por um leito de UTI”.

Estiveram presentes na reunião com a vice-governadora Daniela Reinehr, o vice-prefeito Adenilso Biasus, a Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o Procurador Geral do município, Fernando Dal Zot, o diretor do Hospital Regional São Paulo, Fábio Lunkes, o chefe de gabinete João Carlos Ecker, o Diretor Técnico da Secretaria de Saúde, Diego Corso, e os técnicos do Ministério da Saúde, Maria da Natividade Maia Saraiva e Guilherme de Godoy Ficareli.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Xanxerê registrou neste sábado o maior número de casos ativos da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020: 1085. São 6.664 pessoas confirmadas com a doença, das quais 5513 recuperadas. O município atingiu a triste marca de 66 vidas perdidas para a Covid-19 e registra ainda 330 casos suspeitos aguardando resultado do exame RT-PCR enviado ao Lacen.