Prefeitura de Xanxerê auxilia no transporte de pacientes que precisam de leitos de UTI

O município de Xanxerê, assim como a região Oeste, está vivendo um colapso na saúde em razão da pandemia de coronavírus, principalmente pela falta de leitos de UTI para os pacientes com quadro clínico mais grave.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando incansavelmente e não medindo esforços no combate à pandemia. Nesta terça-feira (16) o prefeito Oscar Martarello e a secretária de Saúde Francis Mara Zago Pegoraro estiveram com o Governador Carlos Moisés, com secretário de Estado da Saúde, Andre Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, onde se comprometeram em disponibilizar ao Hospital Regional São Paulo cinco profissionais da saúde para que o hospital possa aumentar o número de leitos de UTI.

Além disso, o prefeito Oscar Martarello está colocando os profissionais de saúde do município para acompanhar o transporte dos pacientes de Xanxerê que estão na fila de espera por um leito de UTI. Importante frisar que o Governo do Estado é o responsável pela regulação dos leitos de UTI e é através dessa regulação que os pacientes são encaminhados para os locais onde há vagas.

Nesta terça-feira o município auxiliou custeando o transporte de uma paciente para um leito de UTI em um hospital em Indaial e na tarde desta quarta-feira o município disponibilizou profissionais para acompanhar um paciente que foi levado com uma aeronave cedida por uma empresa para um hospital em Rio do Sul.

“Todos os nossos esforços nesse momento são para salvar vidas. Estamos trabalhando dia e noite para que nossa população não fique desamparada, mas precisamos que cada um faça sua parte. Estamos entrando em colapso e precisamos que todos mantenham os cuidados que há muito tempo vem sendo falado, como o uso de máscaras, de álcool em gel, manter o distanciamento. Só assim poderemos vencer esta batalha”, finalizou o prefeito.