Secretaria de Saúde de Xanxerê reavalia compra de testes da COVID-19

O processo licitatório que previa a aquisição de 40 mil testes para COVID-19 pela Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê foi revogado em atendimento a orientação do Departamento Jurídico da Prefeitura de Xanxerê. No edital havia uma descrição que exigia um teste de confiabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os proponentes impugnaram o edital, alegando que era um excesso de exigência.

A secretaria está reavaliando a compra dos 40 mil testes. A intenção é fazer a aquisição de novos testes através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste (CIS/AMOSC), que tem o menor preço, de acordo com a necessidade.

Importante destacar que a secretaria está com seis mil testes rápidos disponíveis em estoque, além do laboratório municipal, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e dos três laboratórios credenciados para a realização dos testes.

UNIDADES DE SAÚDE

As pessoas que tiveram algum sintoma de COVID-19 nos últimos 30 dias podem se dirigir à unidade de saúde de referência para realizar a testagem. As unidades estão fazendo a triagem e realizando a testagem da população.

Além disso, estão sendo testados os profissionais que trabalham no Presídio Regional, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outras instituições.