Projeto Chronos disponibiliza boletins com a evolução da COVID-19 em Xanxerê

Foi disponibilizado esta semana, no site da Prefeitura de Xanxerê, os boletins do Projeto Chronos, com a atualização e evolução dos casos da COVID-19 no município. O Projeto Chronos é uma ferramenta de análise rápida e intuitiva a fim de apoderar os órgãos competentes e o cidadão para tomadas de prevenção e controle da COVID-19 que surgiu através de uma iniciativa do Ministério Público de Xanxerê a partir de um termo firmado entre várias instituições.

O objetivo é desenvolver metodologias de análise, estabelecer informações de forma padronizada, e integrada para a tomada de decisões na gestão de crise do COVID-19, bem como apresentar informações diárias atualizadas, subsidiando os órgãos e instituições para tratamento, formatação e controle de informação.

De acordo com o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, o projeto visa ainda subsidiar políticas públicas e dar transparência aos cidadãos e desenvolver uma ferramenta com alta confiabilidade dos dados e informações que possa fazer o controle do Plano de Gerenciamento de Crise em Saúde Pública. “Com os dados inseridos no relatório, é possível analisar e controlar as medidas adotadas durante a pandemia pelo município e com isso poder verificar quais os resultados que as ações do município ou da região estão produzindo em razão da efetividade das medidas já adotadas”.

Além disso, tendo em vista que o Governo do Estado delegou aos municípios a gestão da crise, é possível, através desse sistema, com uma matriz de crise municipal e com a verificação dos indicadores, avaliar de acordo com a sua matriz de risco e tomar as medidas mais assertivas e com mais objetividade mediante os dados apresentados.

Fazem parte do desenvolvimento do projeto Ministério Público de Santa Catarina – Promotoria Xanxerê; Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Defesa Civil de Santa Catarina – COREDEC Xanxerê, BRF – Unidade Faxinal dos Guedes. São parceiros do projeto Prefeitura de Xanxerê, Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, Polícia Civil – Delegacia Regional de Xanxerê, 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Xanxerê e Hospital Regional São Paulo.

O presidente da ACIX, Neimar Colpani, destacou que o projeto surgiu da necessidade de um instrumento que pudesse fazer a compilação das informações para as tomadas de decisões. “Buscamos o apoio de mais entidades para a elaboração do mesmo, bem como da BRF, através do André Luiz Taffarel, um profissional competente que conseguiu criar o programa para que possamos acompanhar a evolução do coronavírus no município e região”.

Colpani enfatiza que ACIX sempre foi parceira de todas as entidades e quer cada vez mais poder contribuir com o município. “Estamos sempre à disposição para colaborar e esperamos que o projeto seja útil e que possamos, através dele, sermos assertivos nas tomadas de decisões em relação a COVID-19”.

O prefeito Avelino Menegolla enalteceu o desenvolvimento e a importância do Projeto Chronos para Xanxerê, com a apresentação de dados de forma clara e objetiva, com a exibição da evolução da COVID-19 através de gráficos. O prefeito destacou ainda a participação da BRF no projeto, agradecendo a empresa por mais uma vez ser parceira do município.